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Ensino

 


DÚVIDAS FREQUENTES

O curso é reconhecido?

 O Curso de Graduação em Enfermagem foi criado pela Resolução 054/2003 -CONSUNI (Conselho Universitário). O curso foi reconhecido por cinco anos, comprovado através da publicação da resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE Nº 104 de 20/11/2007.

Como o curso está organizado?

 Síntese da matriz curricular:

DISTRIBUIÇÃO DA MATRIZ CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
TOTAL EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 178 3.204
TOTAL EM DISCIPLINAS ELETIVAS 9 162
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 54 972
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 4 72
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 22 396
TOTAL GERAL 267 4.806

 
 

Qual a duração do curso?

O curso terá duração mínima de 05 (cinco) anos, ou dez semestres, e o período de integralização será de no máximo 09 (nove) anos, ou 18 (dezoito) semestres.
 

Quais as disciplinas que vou cursar?

As disciplinas disponíveis estão registradas na matriz curricular, que é apresentada a seguir:
 

Fase Código Descrição Dept C.H. Créd Caráter Pré-Requisitos
1 1QADS1  Antropologia da Saúde 1  DEN 36 2 OB  
1 1QANH1  Anatomia Humana 1  DEN 54 3 OB  
1 1QBIC  Biologia Celular  DEN 36 2 OB  
1 1QESC1  Enfermagem em Saúde Comunitária 1  DEN 72 4 OB  
1 1QFISH1  Fisiologia Humana1  DEN 54 3 OB  
1 1QGNH  Genética Humana  DEN 36 2 OB  
1 1QHEE  História e Exercício da Enfermagem  DEN 36 2 OB  
1 1QLCT  Leitura e Construção de Textos  DEN 54 3 OB  
1 1QMEP1  Metodologia de Estudo e Pesquisa 1  DEN 36 2 OB  
Total da 1ª fase 414 23  
2 2QANH2  Anatomia Humana 2  DEN 54 3 OB  1QANH1 - 1QFISH1
2 2QEMHU  Embriologia Humana  DEN 54 3 OB  
2 2QEPID1  Epidemiologia 1  DEN 72 4 OB  
2 2QESC2  Enfermagem em Saúde Comunitária 2  DEN 72 4 OB  1QESC1
2 2QFISH2  Fisiologia Humana 2  DEN 54 3 OB  1QANH1 - 1QFISH1
2 2QHISTO  Histologia  DEN 54 3 OB  
2 2QMICR  Microbiologia  DEN 54 3 OB  
2 2QSOCL1  Sociologia 1  DEN 36 2 OB  
Total da 2ª fase 450 25  
3 3QBIOC  Bioquimica  DEN 54 3 OB  2QFISH2
3 3QEPID2  Epidemiologia 2  DEN 72 4 OB  2QEPID1
3 3QESC3  Enfermagem em Saúde Comunitária 3  DEN 72 4 OB  2QESC2
3 3QFARG1  Farmacologia 1  DEN 54 3 OB  2QANH2 - 2QFISH2
3 3QIMUG  Imunologia  DEN 36 2 OB  
3 3QNAEN  Nutrição Aplicada a Enfermagem  DEN 54 3 OB  
3 3QPARS1  Parasitologia 1  DEN 36 2 OB  
3 3QSLST1  Semiologia e Semiotécnica 1  DEN 144 8 OB  2QANH2 - 2QFISH2
Total da 3ª fase 522 29  
4 4QBIE  Bioestatistica  DEN 54 3 OB  
4 4QESC4  Enfermagem em Saúde Comunitária 4  DEN 72 4 OB  3QESC3 - 3QSLST1
4 4QFARG2  Farmacologia 2  DEN 36 2 OB  3QFARG1 - 3QSLST1
4 4QPARS2  Parasitologia 2  DEN 36 2 OB  3QPARS1
4 4QPATL  Patologia  DEN 72 4 OB  2QHISTO
4 4QSBV  Suporte Básico a Vida  DEN 36 2 OB  2QANH2 - 2QFISH2
4 4QSLST2  Semiologia e Semiotécnica 2  DEN 144 8 OB  3QFARG1 - 3QSLST1
Total da 4ª fase 450 25  
5 5QECAI  Enf. no Cuidado Saúde do Adulto e Idoso  DEN 90 5 OB  4QSLST2
5 5QECSM  Enfermagem no Cuidado em Saúde Mental  DEN 90 5 OB  4QSLST2
5 5QESC5  Enfermagem em Saúde Comunitária 5  DEN 72 4 OB  4QESC4 - 4QSLST2
5 5QMEP2  Metodologia de Estudo e Pesquisa 2  DEN 36 2 OB  1QMEP1
5 5QPSAE  Psicologia Aplicada a Enfermagem  DEN 36 2 OB  
5 5QTEEN  Teorias de Enfermagem  DEN 36 2 OB  
Total da 5ª fase 360 20  
6 6QECCA  Enf. no Cuidado da Criança e Adolescente  DEN 144 8 OB  5QECAI
6 6QECMR  Enf. no Cuidado a Mulher e Recém Nascido  DEN 144 8 OB  5QECAI
6 6QESC6  Enfermagem em Saúde Comunitária 6  DEN 72 4 OB  3QIMUG - 5QESC5
6 6QMEP3  Metodologia de Estudo e Pesquisa 3  DEN 36 2 OB  5QMEP2
Total da 6ª fase 396 22  
7 7QADS2  Antropologia da Saúde 2  DEN 36 2 OB  1QADS1
7 7QECP  Enfermagem no Cuidado Perioperatório  DEN 144 8 OB  6QECCA - 6QECMR
7 7QEPID3  Epidemiologia 3  DEN 72 4 OB  3QEPID2
7 7QGGE  Gestão e Gerência em Enfermagem  DEN 72 4 OB  
7 7QMEP4  Metodologia de Estudo e Pesquisa 4 (TCC)  DEN 36 2 OB  5QTEEN - 6QMEP3
Total da 7ª fase 360 20  
8 8QECPC  Enf. Cuidado ao Paciente Crítico de Saúd  DEN 144 8 OB  7QECP
8 8QGGSS  Gestão e Gerência em Serviços de Saúde  DEN 108 6 OB  6QESC6 - 7QGGE
8 8QMEP5  Metodologia de Estudo e Pesquisa 5 (TCC)  DEN 36 2 OB  7QMEP4
8 8QSOCL2  Sociologia 2  DEN 36 2 OB  2QSOCL1
Total da 8ª fase 324 18  
9 9QECS1  Estagio Curricular Supervisionado 1  DEN 468 26 OB  % Créditos vencidos em OB fases anteriores: 100
Total da 9ª fase 468 26  
10 10QECS2  Estagio Curricular Supervisionado 2  DEN 504 28 OB  9QECS1
  QACENF Atividades  Complementares DEN 396 22 OB  
Total da 10ª fase 504 28  
  0QAPD  Atenção às Pessoas com Deficiências  DEN 36 2 EL  
  0QATFS  Atividades Físicas em Saúde  DEN 36 2 EL  
  0QCAMI  Calc. Adm. de Medicamentos Injetáveis  DEN 36 2 EL  4QSLST2
  0QDRIN  Dinâmica das Relações Interpessoais  DEN 36 2 EL  
  0QDSXT  Doenças Sexualmente Transmissíveis  DEN 36 2 EL  
  0QETCA  Ética e Gênero  DEN 36 2 EL  
  0QFEQU  Feridas e Queimaduras  DEN 36 2 EL  3QSLST1
  0QGNSS  Gestão de Negócio no Setor de Saúde  DEN 36 2 EL  
  0QINFO  Informática Básica  DEN 36 2 EL  
  0QPCPS  Práticas Complementares em Saúde  DEN 36 2 EL  
  0QPDPC  Prev. Primária Detec. Precoce do Câncer  DEN 36 2 EL  
  0QPRCP  Processos Pedagógicos  DEN 36 2 EL  
  0QSAVI  Suporte Avançado a Vida  DEN 36 2 EL  4QSBV
  0QSEPA  Seminários Aplicados de Parasitologia  DEN 36 2 EL  1QMEP1
  0QSESA  Seminários de Saúde e Ambiente  DEN 36 2 EL  1QMEP1
  0QTCDG  Tecnologia Diagnóstica  DEN 36 2 EL  5QECAI

OBS: o acadêmico deverá cursar obrigatoriamente no mínimo 9 créditos de disciplinas eletivas que corresponde a 162 horas/aula.
 

Qual o número mínimo e máximo de disciplinas que eu posso cursar?

A UDESC estabelece somente o limite máximo de créditos para matrícula, por semestre, aos seus acadêmicos. Portanto, o acadêmico pode matricular-se em apenas uma disciplina, se assim o desejar, desde que não seja ingressante (calouro). Para os ingressantes na 1ª fase ou no 1º semestre de cada curso, o acadêmico deverá matricular-se em todas as disciplinas (Resolução nº 017/2005 – CONSEPE).

O número máximo de disciplinas que um acadêmico pode cursar é dado pela seguinte fórmula:
NCMxM= 1,25  x  NCMF, onde:
NCMxMé o número máximo de créditos em que será concedida a um aluno, em um dado semestre, excluindo os créditos de disciplinas de estágio ou trabalho de conclusão de curso;
NCMFé o número máximo de créditos constante de uma fase da grade curricular do curso, excluindo os créditos de disciplinas de estágio ou trabalho de conclusão de curso.
 

Como será o processo de avaliação da aprendizagem?

O curso prevê, por disciplina, a realização de atividades obrigatórias para acompanhar e registrar a avaliação da aprendizagem. Estas avaliações serão escritas ou de ordem prática, de acordo com o plano de ensino de cada professor, onde serão registrados os tipos de avaliações (provas, seminários, trabalhos, relatórios, etc), bem como o peso de cada avaliação. Cada disciplina devera ser avaliada por no mínimo dois instrumentos.
O professor deverá publicar o resultado das avaliações em até 10 dias úteis após a realização da mesma e deverá oportunizar aos acadêmicos o acesso a avaliação corrigida.
Em caso de duvidas com relação à avaliação, o acadêmico poderá solicitar a revisão da avaliação em até 10 dias após a realização da mesma. Para fazer esta solicitação o acadêmico deverá preencher formulário próprio e enviá-lo à Chefia de Departamento.
Informações baseadas nas Resoluções nº 034/1993 e 048/2001 – CONSEPE.

 

Se eu perder uma prova, como devo proceder?

O aluno que não conseguir realizar uma avaliação de uma disciplina poderá solicitar a realização da avaliação em segunda chamada. Para tanto, deverá encaminhar à Chefia do seu Departamento, em até 5 dias úteis após a realização da mesma (conforme Resolução N° 018/2004 – CONSEPE) os seguintes documentos:

-  Formulário próprio devidamente preenchido, e
-  Documento que comprove a solicitação.
 
A solicitação deste serviço é permitida para acadêmicos que comprovarem o motivo do não comparecimento à avaliação. No caso da reprovação da solicitação, o acadêmico será comunicado do motivo. Caso a solicitação seja aprovada, o professor será comunicado para que agende com o aluno a realização da avaliação em segunda chamada, que deverá ocorrer antes da próxima avaliação.
 

O que é o Exame Final?

 O Exame Final consiste em uma avaliação que deverá ser realizada pelo aluno que não alcançou média 7,0 (sete) no semestre letivo. O conteúdo desta avaliação é todo o apresentado durante o semestre na disciplina.

A média para aprovação ao aluno que é submetido ao Exame Final segue a seguinte fórmula:

NF= MS*0,6 NE*0,4

Onde:   

NF = Nota Final
MS = Média Semestral
NE = Nota no Exame

 
Nesta situação para que o aluno seja aprovado devera obter NF maior ou igual a 5,0.
 

Quando eu não puder comparecer as aulas, como devo proceder?

O aluno deve cumprir 75% da carga horária da disciplina, ou seja, para uma disciplina de 4 créditos (total de 72 horas aula) ele deve ter no mínimo 54 presenças. Com isto o aluno pode faltar em 18 aulas. O calculo devera ser feito de acordo com o número de créditos de cada disciplina.
Somente as faltas por motivos de doenças infectocontagiosas (conforme Decreto Lei nº1044/88 e Lei nº 6.202/75); gravidez, serviço militar ou representação esportiva do Centro/UDESC, poderão ser abonadas, mediante comprovante entregue à Chefia de Departamento, logo após o retorno à Universidade. Um simples atestado médico não abona falta.
Nas situações em que o acadêmico estiver impossibilitado de participar das atividades escolares normais por um período superior a 15 dias deve solicitar regime especial de atendimento domiciliar de acordo com a resolução 027/2005 - CONSEPE.

 

Como farei a rematrícula nos próximos semestres?

As rematrículas na UDESC para veteranos são realizadas via Internet. Para que o acadêmico consiga se rematricular é necessário que ele tenha em mãos sua matricula e senha de acesso ao Sistema Acadêmico (SIGA). O acesso ao Sistema Acadêmico se dá através do site da UDESC/CEO (www.ceo.udesc.br).
Ao acessar o SIGA o acadêmico deverá primeiramente realizar sua atualização de endereço. Após isto, pode efetuar ou ajustar a  matrícula.
De acordo com a resolução N° 072/2004 - CONSUNI, Art.69, ao acadêmico que não efetuar sua matrícula semestral dentro do prazo fixado pelo Calendário Acadêmico, será concedido, exceto ao ingressante, prazo para requerê-la durante o período de ajustes, previsto no mesmo Calendário, mediante requerimento acompanhado de justificativa detalhada à Secretaria Acadêmica.

O acadêmico deve estar atento ao calendário acadêmico, que está disponível no site do CEO (www.ceo.udesc.br).
O CEO utiliza a sistemática de ranqueamento para a matrícula, onde é atribuído a cada acadêmico um escore.
 

Como faço o Ajuste de Matrícula?

 Após o prazo de rematrícula e ajuste via Sistema Acadêmico (SIGA) conforme calendário, o acadêmico que não conseguir vaga ou desejar desmatricular-se em alguma disciplina, deve procurar a Chefia do seu Departamento (dentro do prazo), preencher o formulário específico para ajuste de matrícula, descrevendo o que solicita. A Chefia do Departamento fará a análise do pedido e em conseqüência o in/deferimento do mesmo.
É IMPORTANTE QUE DEPOIS O ACADÊMICO FAÇA A CONFERÊNCIA DO AJUSTE DA MATRÍCULA NO SIGA.

Resolução que regulamenta as matrículas de acadêmicos: 009/2013_consepe
 

As disciplinas que fiz em outros cursos podem ser aproveitadas?

 
A validação de disciplinas é permitida e se dá através do preenchimento de uma solicitação feita à Chefia do seu Departamento, no período reservado para este fim, conforme o Calendário Acadêmico.
Será permitida a validação de uma disciplina quando o programa da disciplina cursada na Instituição de origem corresponder a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e da carga horária da disciplina que o aluno deve cumprir na UDESC (Resolução 014/2007 – CONSEPE).

O procedimento para a validação consiste no preenchimento de formulário próprio, ao qual deve ser anexado o histórico e o plano de ensino da respectiva disciplina a ser validada. O acadêmico deve aguardar o parecer da Chefia de Departamento.

 

Como posso obter um atestado de Freqüência?

 
Para solicitar o atestado de freqüência é necessário que o acadêmico entre em contato com a secretaria de seu curso ou com a secretaria acadêmica da UDESC/CEO.
 
FIQUE ATENTO PARA OS PRAZOS DE SOLICITAÇÃO/ENTREGA DE DOCUMENTOS.

O QUE ONDE PRAZO
Atestado de Matrícula e Freqüência Secretaria do Curso 2 dias úteis
Histórico Escolar Secretaria do Curso 2 dias úteis
Solicitação de trancamento de matrícula Secretaria do Curso Previsto no calendário acadêmico.
Cancelamento de matrícula Secretaria Acadêmica/Chapecó  
Solicitação de validação de disciplina Secretaria do Curso Previsto no calendário acadêmico. Primeiro dia letivo de cada semestre, é o prazo final para esta solicitação
Ementas/Programa de disciplina Secretaria Acadêmica/Chapecó 5 dias úteis

 

Eu posso cursar disciplinas em outros Cursos da UDESC?

 
A Resolução nº 005/2009 – CONSEPE regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas na UDESC, sendo permitido aos acadêmicos da UDESC se matricular em qualquer disciplina de outros Cursos, desde que cumpram os requisitos exigidos. Os prazos estão disponíveis no Calendário Acadêmico.
Para tanto o acadêmico deverá formalizar suas solicitação ao Chefe do Departamento responsável pelo Curso onde está a disciplina que pretende cursar. Por exemplo, se o acadêmico deseja fazer, de forma isolada, uma disciplina do Curso de Zootecnia, deverá encaminhar sua solicitação ao Chefe do Departamento de Zootecnia.
A solicitação do acadêmico será analisada então pelo Departamento, que verificará a disponibilidade de vaga para a disciplina solicitada e o cumprimento do(s) pré-requisito(s).
O acadêmico poderá cursar no máximo duas disciplinas na forma isolada por semestre.

 

O que são as Atividades Complementares?

 
As Atividades Complementares, regulamentadas pela Resolução nº026/2012 – CONSEPE são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos, competências do aluno, inclusive adquiridas fora da universidade.

Para solicitar validação e devido registro no histórico escolar das atividades complementares o aluno deverá apresentar junto a secretaria do curso o requerimento anexando cópia do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões).
Conforme a Resolução CONSEPE 0026/2012, o aluno deverá apresentar os originais do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões) quando da entrada do requerimento na Secretaria para que seja realizada a conferência da autenticidade dos documentos.
A entrega da solicitação de validação das Atividades Complementares na Secretaria de Ensino de Graduação deverá ocorrer no mínimo 30 dias antes da finalização do semestre letivo, conforme Calendário Acadêmico da UDESC.
 
A resolução completa de atividades complementares, bem como o formulário estão disponíveis na pagina do CEO – www.ceo.udesc.br – ensino – secretaria acadêmica - legislação acadêmica

 

Quais os tipos de bolsas que a UDESC disponibiliza?

 
A UDESC disponibiliza os seguintes tipos de bolsas:
Monitoria: tem como objetivoauxiliar professores em tarefas pedagógicas e científicas, inclusive na preparação de aulas, trabalhos didáticos e atendimento aos estudantes. Auxiliar os estudantes nos trabalhos práticos e experimentais da disciplina, constituindo um elo entre o professor e os estudantes;
Iniciação Científica: tem como objetivo proporcionar ao estudante a oportunidade de realizar pesquisas;
Extensão: tem por finalidade oportunizar ao estudante a realização de atividades junto à comunidade, contribuindo para uma efetiva ação transformadora da universidade e da sociedade, mediante interação recíproca entre professores, estudantes e membros da comunidade atingida;
- Apoio Discente: tem como objetivo proporcionar ao estudante a oportunidade do desempenho de atividade laboral, visando à incorporação de hábitos de trabalho intelectual e de melhor adaptação ao meio social. Os critérios para a seleção são o sócio-econômico, habilidades e disponibilidade de horário.
- PRAPE: tem como objetivo propiciar auxílio financeiro aos estudantes regularmente matriculados e/ou conveniados nos Cursos de Graduação, classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para a sua permanência na universidade, através do oferecimento de auxílio moradia e auxílio alimentação.
- PROME: tem como objetivo possibilitar que o estudantecurse um ou dois semestres em uma universidade estrangeira que possua convênio com a UDESC, através do oferecimento de bolsas de estudos, transporte e auxílio-manutenção.

Estas bolsas são remuneradas, sendo que as de Monitoria, Iniciação Científica e de Extensão cabe ao professor efetivo solicitar a participação do aluno. Todos os tipos de bolsas estão vinculadas a publicação de Editais.
Além das bolsas, que são remuneradas, o acadêmico pode atuar como voluntário na monitoria, iniciação científica ou extensão.
 

O que é Pesquisa?

 A pesquisa tem comoobjetivo despertar a vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes de graduação da UDESC através de sua inserção em projetos de pesquisa científica, tecnológica ou artística-cultural sob a orientação de professor pesquisador qualificado.  A pesquisa permite a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, qualificando os estudantes para os programas de Pós-Graduação.
 
Para incentivar a participação de estudantes na Pesquisa, a UDESC criou o Programa Institucional de Iniciação Científica – PIC, que tem como objetivo a concessão de Bolsa de Iniciação Científica, auxílio financeiro aos acadêmicos de graduação por um período de doze meses que estejam participando de projetos de pesquisa.
 

O que é Extensão?

 A extensão é entendida como um processo educativo, cultural e científico que viabiliza e propõe ações junto à sociedade e, nesta via de mão dupla, oportuniza um espaço de produção de novos saberes nas várias áreas de conhecimento, enquanto articulada com o ensino e a pesquisa, numa concepção transformadora e crítica.
A Extensão na UDESC é instrumentalizadora de um processo dialético entre a teoria e a prática que possibilita o intercâmbio de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, sendo um trabalho curricular e interdisciplinar que tem por função produzir e sociabilizar o conhecimento pela inserção na realidade, facultando ao aluno uma vivência que complemente sua formação, articulando tempo acadêmico e vida.
Para incentivar a participação dos estudantes na Extensão, a UDESC possui um programa de bolsas de extensão, que tem como objetivo a concessão de um auxílio financeiro durante o período em que os acadêmicos estiverem atuando em ações de extensão.
 

O que é preciso para obter a diplomação?

Uma vez concluídos todos os créditos concernentes às disciplinas de todas as fases, com aprovação, e após a colação de Grau, os participantes do curso receberão da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC o Diploma de Conclusão do Curso e Histórico oficial.
Toda a Documentação necessária para a obtenção do Diploma é a mesma entregue no momento da matrícula, que será conferida pela Secretaria de Ensino de Graduação.
A emissão do Diploma é realizada pela Secretaria de Ensino de Graduação (secretaria acadêmica), sendo necessário o registro do mesmo do setor de registro de diplomas (Reitoria) e obtido as assinaturas do Reitor e Diretor Geral do Centro.
 

Quais os custos para a minha formatura?

 A cerimônia de Outorga de Grau é de responsabilidade da UDESC, conforme determina a Resolução nº 145/2005 – CONSUNI. Diante disto, todo acadêmico tem direito a participação do cerimonial descrito na Resolução sem que seja necessário qualquer investimento financeiro.

No entanto, é importante destacar que qualquer outro recurso que os formandos queiram incrementar durante ou após a cerimônia fica sob sua responsabilidade. 
 



SECRETARIA DO CURSO DE ENFERMAGEM
Rua Sete de Setembro, 99D, Centro, Chapecó/SC
Fone: (49) 2049-9587 
E-mail: enf.ceo@udesc.br
 
 
SECRETARIA ACADÊMICA:
Rua Beloni Trombeta Zanin, 680-E. Bairro Santo Antônio. Chapecó/SC
CEP: 89815-630
Fone: (49) 2049-9543 
E-mail: seceg.ceo@udesc.br

 

           
   

 
 

 
 

 
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