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Ensino

Seguem orientações gerais aos acadêmicos.

As informações também podem ser visualizadas mediante o download do arquivo:

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Zootecnia
Ênfase em Produção Animal Sustentável

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ACADÊMICOS


 
O curso é reconhecido? 
O Curso de Zootecnia com ênfase em Produção Animal Sustentável foi criado pela Resolução 052/2003-CONSUNI (Conselho Universitário). O curso foi reconhecido por cinco anos, comprovado através da publicação da resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE Nº 040/2008 de 29/04/2008.

 

 

Como o curso está organizado?

 
Síntese da matriz curricular
Categoria Carga Horária Obrigatória Créditos
Obrigatória 3.204 178
Eletiva (Bloco A) 54 03
Eletiva (Bloco B) 216 12
Eletiva (Bloco C) 36 02
Eletiva (Bloco D) -- --
Trabalho de Conclusão de Curso 72 04
Estágio Curricular Supervisionado 378 21
Atividades complementares 360 20
Total 4.320 240
 
 

Qual a duração do curso?

 
O curso terá duração mínima de 05 (cinco) anos e dez semestres e o período máximo de integralização será de 18 (dezoito) semestres.
 
 

Quais as disciplinas que vou cursar?

 
As disciplinas disponíveis estão registradas na matriz curricular, que é apresentada a seguir:
 
Fase Código Descrição Dept C.H. Créd Caráter Módulo Pré-Requisitos
1 1AANII  Anatomia Animal I  DZO 54 3 OB    
1 1AGRE  Agroecologia  DZO 36 2 OB    
1 1BOAZ  Botânica Aplicada à Zootecnia  DZO 54 3 OB    
1 1HISTI  Histologia Animal I  DZO 54 3 OB    
1 1IZEP  Introdução à Zootecnia e Práticas Zootéc  DZO 36 2 OB    
1 1MATZ  Matemática Aplicada à Zootecnia  DZO 72 4 OB    
1 1QUIG  Química Geral  DZO 36 2 OB    
1 1QUOR  Química Orgânica  DZO 36 2 OB    
Total da 1ª fase 378 21  
2 2AANI2  Anatomia Animal II  DZO 36 2 OB    1AANII
2 2DETE  Desenho Técnico  DZO 36 2 OB    
2 2DRUS  Desenvolvimento Rural Sustentável  DZO 36 2 OB    1AGRE
2 2ESBA  Estatística Básica  DZO 54 3 OB    1MATZ
2 2FISA  Fisiologia Animal I  DZO 54 3 OB    1AANII
2 2FUFI  Fundamentos de Física  DZO 54 3 OB    1MATZ
2 2FVAZ  Fisiologia Vegetal Aplicada à Zootecnia  DZO 54 3 OB    1BOAZ
2 2HIST2  Histologia II  DZO 54 3 OB    1HISTI
2 2QUAN  Química Analítica  DZO 36 2 OB    1QUIG
Total da 2ª fase 414 23  
3 3BAGS  Bases da Agropecuária Sustentável  DZO 36 2 OB    1AGRE
3 3BIPA1  Bioquímica na Produção Animal I  DZO 54 3 OB    1QUOR - 2QUAN
3 3FISA2  Fisiologia Animal II  DZO 72 4 OB    2AANI2 - 2FISA - 2HIST2
3 3INCS  Introdução à Ciência do Solo  DZO 72 4 OB    2QUAN
3 3MIZO  Microbiologia e Imunologia Aplicada à Zo  DZO 72 4 OB    2AANI2 - 2FISA
3 3PAAN  Parasitologia Animal  DZO 54 3 OB    2HIST2
3 3TEAZ  Téc. Experimentais Aplicadas à Zootecnia  DZO 54 3 OB    2ESBA
3 3VVAG  Vivência em Agropecuária  DZO 54 3 OB    1IZEP - 2DRUS
Total da 3ª fase 468 26  
4 4BIPA2  Bioquímica na Produção Animal II  DZO 54 3 OB    3BIPA1
4 4CLAG  Climatologia Agrícola  DZO 36 2 OB    2FUFI
4 4ETOL  Etologia  DZO 36 2 OB    1IZEP
4 4FESA  Fert. do Solo e Adubação em Sist. Susten  DZO 72 4 OB    2FVAZ - 3INCS
4 4GEAZ  Genética Aplicada à Zootecnia  DZO 54 3 OB    2ESBA
4 4HIPZ  Higiene e Profilaxia na Zootecnia  DZO 54 3 OB    3MIZO
4 4MFSA  Manejo da Fauna Silv. em Agroecossistema  DZO 54 3 OB    1AGRE
4 4TOAZ  Topografia Aplicada à Zootecnia  DZO 54 3 OB    1MATZ - 2DETE
Total da 4ª fase 414 23  
5 5BAMZ  Bioclimatologia e Ambiência na Zootecnia  DZO 54 3 OB    3FISA2 - 4CLAG - 4ETOL
5 5ECRU  Economia Rural  DZO 54 3 OB    1MATZ - 3VVAG
5 5MACS  Manejo Sustent. e Conservação do Solo  DZO 36 2 OB    4FESA
5 5MEMA  Máquinas e Mecanização Agrícola  DZO 72 4 OB    2FUFI - 3INCS
5 5NUNR  Nutrição de Não Ruminantes  DZO 72 4 OB    3FISA2 - 4BIPA2
5 5NURU  Nutrição de Ruminantes  DZO 72 4 OB    3FISA2 - 4BIPA2
5 5PMAN  Princípios do Melhoramento Animal  DZO 72 4 OB    3TEAZ - 4GEAZ
Total da 5ª fase 432 24  
6 6ADRU  Administração Rural  DZO 54 3 OB    5ECRU
6 6ALAN  Alimentos e Alimentação dos Animais  DZO 90 5 OB    5NUNR - 5NURU
6 6BRAN  Biotécnicas da Reprodução Animal  DZO 54 3 OB    3FISA2
6 6CIRU  Construções Rurais  DZO 54 3 OB    2DETE - 4TOAZ - 5BAMZ
6 6FORR  Forragicultura  DZO 54 3 OB    5MACS - 5MEMA
6 6MEEZ  Melhoramento de Espécies Zootécnicas  DZO 54 3 OB    5PMAN
Total da 6ª fase 360 20  
7 7AQUI  Aquicultura  DZO 54 3 OB    4TOAZ - 6ALAN
7 7CERU  Comunicação e Extensão Rural  DZO 54 3 OB    2DRUS - 3VVAG
7 7FAAS  Forragicultura Aplicada a Agroecoss. Sus  DZO 72 4 OB    6FORR
7 7SUIC  Suinocultura  DZO 72 4 OB    6ALAN
7 7TCOA  Tecnologia de Produtos de Origem Animal  DZO 72 4 OB    3FISA2 - 4HIPZ
Total da 7ª fase 324 18  
8 8ATIC  Avaliação e Tipificação de Carcaças  DZO 36 2 OB    7TCOA
8 8AVIC  Avicultura  DZO 72 4 OB    6ALAN
8 8BOVC  Bovinocultura de Corte  DZO 72 4 OB    6ALAN
8 8CPAN  Computação na Produção Animal  DZO 36 2 OB    6ADRU
Total da 8ª fase 216 12  
9 9BOVL  Bovinocultura de Leite  DZO 72 4 OB    6ALAN
9 9EQUD  Equideocultura  DZO 36 2 OB    6ALAN
9 9OVIN  Ovinocultura  DZO 54 3 OB    6ALAN
9 9PEPS  Planej. Elabor. Projetos Agrop. Sustentá  DZO 72 4 OB    6ADRU
9 9TCC  Trabalho de Conclusão de Curso  DZO 36 2 OB    Coorequisito(s): 9BOVL e 9OVIN
Total da 9ª fase 270 15  
10 10ESCS  Estágio Curricular  DZO 378 21 OB    Coorequisito(s): 9TCC
 % Créditos vencidos em OB fases anteriores: 100
 Créditos vencidos em eletivas: 11
10 ACZOO  Atividades Complementares  DZO 360 20 OB    
Total da 10ª fase 738 41  
  A-0AIZO  Aves de importância Zootécnica  DZO 36 2 EL    5NUNR
  A-0ANCO  Animais de Companhia  DZO 54 3 EL    4ETOL - 4HIPZ
  A-0APIC  Apicultura  DZO 54 3 EL    1AGRE
  A-0BUBA  Bubalinocultura  DZO 36 2 EL    5NURU
  A-0CAPR  Caprinocultura  DZO 36 2 EL    5NURU
  A-0CCAS  Criação Comercial de Animais Silvestres  DZO 54 3 EL    4ETOL - 5NUNR - 5NURU
  A-0CUCH  Cunicultura e Chinchilicultura  DZO 36 2 EL    5NUNR
  A-0EQUI  Eqüinocultura  DZO 54 3 EL    5NUNR
  B-0ADOR  Adubação Orgânica  DZO 36 2 EL    4FESA
  B-0AGFA  Agricultura Familiar  DZO 36 2 EL    2DRUS - 3BAGS
  B-0AGNC  Agricultura Não Convencional  DZO 36 2 EL    3BAGS
  B-0AGPO  Agricultura e Pecuária Orgânica  DZO 54 3 EL    3BAGS - 5MACS
  B-0AVCS  Avicultura de Corte Sustentável  DZO 36 2 EL    5NUNR
  B-0BOCS  Bovinocultura de Corte Sustentável  DZO 36 2 EL    5NURU
  B-0BOLS  Bovinocultura de Leite Sustentável  DZO 36 2 EL    5NURU
  B-0CASC  Criação de Anim Silvestres p/ fins conse  DZO 54 3 EL    4MFSA
  B-0EBEA  Ética e Bem-Estar Animal  DZO 36 2 EL    4ETOL - 5BAMZ
  B-0GAPP  Gestão Amb. Assoc. ao Processo Produtivo  DZO 36 2 EL    3BAGS
  B-0MARD  Manejo de Resíduos e Dejetos  DZO 36 2 EL    3BAGS
  B-0MASP  Manejo Sustentavel de Pastagens  DZO 54 3 EL    7FAAS
  B-0MPSU  Mecanização na Produção Sustentável  DZO 36 2 EL    5MEMA
  B-0PAIA  Princípios de Aval. de Impac. Ambientais  DZO 36 2 EL    5MACS
  B-0SASP  Sistemas Agrosilvipastoris  DZO 36 2 EL    7FAAS
  B-0SPAS  Seminários em Produção Anim. Sustentável  DZO 36 2 EL    6ALAN
  B-0SUIS  Suinocultura Sustentável  DZO 36 2 EL    5NUNR
  B-0TFE  Tópicos em Forragicultura Ecológica  DZO 36 2 EL    7FAAS
  B-0TNSA  Terapias Naturais em Saúde Animal  DZO 36 2 EL    4HIPZ
  C-0ADAA  Aditivos na Alimentação Animal  DZO 36 2 EL    5NUNR - 5NURU
  C-0ADPA  Análise de Dados na Produção Animal  DZO 54 3 EL    6MEEZ
  C-0COFR  Conservação de Forragens  DZO 36 2 EL    6FORR
  C-0EJEZ  Exterior e Julgamento de Especies Zootec  DZO 36 2 EL    2AANI2
  C-0FAPZ  Farmacologia Aplicada a Zootecnia  DZO 36 2 EL    3BIPA1 - 3FISA2
  C-0GEAG  Gestão Empresarial e Agronegócios  DZO 36 2 EL    6ADRU
  C-0ININ  Introdução à Informática  DZO 36 2 EL    
  C-0LAGA  Legislação Agrária e Ambiental  DZO 36 2 EL    
  C-0MECI  Metodologia Científica  DZO 36 2 EL    
  C-0NUCG  Nutrição de Cães e Gatos  DZO 36 2 EL    5NUNR
  C-0SCAC  Sistemas de Comerc. Agríc. e Cooperativ.  DZO 36 2 EL    5ECRU
  C-0SORU  Sociologia Rural  DZO 36 2 EL    2DRUS
  D-0EDF1  Educação Física I  DEA 36 2 OP    
  D-0EDF2  Educação Física II  DEA 36 2 OP    D-0EDF1
 
 

 

Qual o número mínimo e máximo de disciplinas que eu posso cursar?

 
A UDESC estabelece somente o limite máximo de créditos para matrícula, por semestre, aos seus acadêmicos. Portanto, o acadêmico pode matricular-se em apenas uma disciplina, se assim o desejar, desde que não seja ingressante (calouro). Para os ingressantes na 1ª fase ou no 1º semestre de cada curso, o acadêmico deverá matricular-se em todas as disciplinas (Resolução nº 017/2005 – CONSEPE).
O número máximo de disciplinas que um acadêmico pode cursar é dado pela seguinte fórmula:
NCMxM= 1,25  x  NCMF, onde:
NCMxMé o número máximo de créditos em que será concedida a um aluno, em um dado semestre, excluindo os créditos de disciplinas de estágio ou trabalho de conclusão de curso;
NCMFé o número máximo de créditos constante de uma fase da grade curricular do curso, excluindo os créditos de disciplinas de estágio ou trabalho de conclusão de curso.

 

Como será o processo de avaliação da aprendizagem?

 
O curso prevê, por disciplina, a realização de atividades obrigatórias para acompanhar e registrar a avaliação da aprendizagem. Estas avaliações serão escritas ou de ordem prática, de acordo com o plano de ensino de cada professor, onde serão registrados os tipos de avaliações (provas, seminários, trabalhos, relatórios, etc), bem como o peso de cada avaliação. Cada disciplina devera ser avaliada por no mínimo dois instrumentos.
O professor deverá publicar o resultado das avaliações em até 10 dias úteis após a realização da mesma e deverá oportunizar aos acadêmicos o acesso a avaliação corrigida.
Em caso de dúvidas com relação à avaliação, o acadêmico poderá solicitar a revisão da avaliação em até 10 dias após a realização da mesma. Para fazer esta solicitação o acadêmico deverá preencher formulário próprio e enviá-lo à Chefia de Departamento.
Informações baseadas nas Resoluções nº 034/1993 e 048/2001 – CONSEPE.
 

Se eu perder uma prova, como devo proceder?

 
O aluno que não conseguir realizar uma avaliação de uma disciplina poderá solicitar a realização da avaliação em segunda chamada. Para tanto, deverá encaminhar à Chefia do seu Departamento, em até 5 dias úteis após a realização da mesma (conforme Resolução N° 018/2004 – CONSEPE) os seguintes documentos:
ü  Formulário próprio devidamente preenchido;
ü  Documento que comprove a solicitação
A solicitação deste serviço é permitida para acadêmicos que comprovarem o motivo do não comparecimento à avaliação. No caso da reprovação da solicitação, o acadêmico será comunicado do motivo. Caso a solicitação seja aprovada, o professor será comunicado para que agende com o aluno a realização da avaliação em segunda chamada, que deverá ocorrer antes da próxima avaliação.

 

O que é o Exame Final?

 
O Exame Final consta de uma avaliação que o aluno que não alcançou média 7,0(sete) no semestre letivo deverá realizar. O conteúdo desta avaliação é todo o apresentado durante o semestre.
A média para aprovação ao aluno que é submetido ao Exame Final segue a seguinte fórmula:
                        NF= MS*0,6 NE*0,4
Onde:   
NF = Nota Final
MS = Média Semestral
NE = Nota no Exame
 
Nesta situação para que o aluno seja aprovado devera obter NF maior ou igual a 5,0.
 

Quando eu não puder comparecer as aulas, como devo proceder?

 
O aluno deve cumprir 75% da carga horária da disciplina para não ser reprovado por falta.
Exemplo: para uma disciplina de 4 créditos (total de 72 horas aula) ele deve ter no mínimo 54 presenças. Com isto o aluno pode faltar em 18 aulas, ou seja ¼ do semestre.
Somente as faltas por motivos de doenças infectocontagiosas (conforme Decreto Lei nº1044/88 e Lei nº 6.202/75); gravidez, serviço militar ou representação esportiva do Centro/UDESC, poderão ser abonadas, mediante comprovante entregue à Chefia de Departamento, logo após o retorno à Universidade. Um simples atestado médico não abona falta.
Nas situações em que o acadêmico estiver impossibilitado de participar das atividades escolares normais por um período superior a 15 dias deve solicitar regime especial de atendimento domiciliar de acordo com a resolução 027/2005 CONSEPE.
 

Como farei a rematrícula nos próximos semestres?

 
As rematrículas na UDESC para veteranos são realizadas via Internet. Para que o acadêmico consiga se rematricular é necessário que ele tenha em mãos sua matrícula e senha de acesso ao Sistema Acadêmico (SigmaWeb). O acesso ao Sistema Acadêmico se dá através do site da UDESC/CEO (www.ceo.udesc.br).
Ao acessar o SigmaWeb o acadêmico deverá primeiramente realizar sua atualização de endereço. Após isto, deve clicar na opção Efetua ou Ajusta Matrícula.
De acordo com a resolução N° 072/2004- CONSUNI, Art.69, ao acadêmico que não efetuar sua matrícula semestral dentro do prazo fixado pelo Calendário Acadêmico, será concedido, exceto ao ingressante, prazo para requerê-la durante o período de ajustes, previsto no mesmo Calendário, mediante requerimento acompanhado de justificativa detalhada à Secretaria Acadêmica.
O acadêmico deve estar atento ao calendário de matrículas, que está disponível no site do CEO (www.ceo.udesc.br).
O CEO utiliza a sistemática de ranqueamento para a matrícula, onde é atribuído a cada acadêmico um escore.
Para consultar o horário em que o Sistema Acadêmico liberará a matrícula para o acadêmico, deverá consultar a opção Consulta Cronograma de Matrículas.
 

Como faço o Ajuste de Matrícula?

 
Após o prazo de rematrícula e ajuste via Sistema Acadêmico (SigmaWeb) pelo próprio acadêmico, conforme calendário, o acadêmico que não conseguir vaga ou desejar desmatricular-se em alguma disciplina, deve procurar a Chefia do seu Departamento, preencher o formulário específico para ajuste de matrícula, descrevendo o que solicita. A Chefia do Departamento fará a análise do pedido e em conseqüência o in/deferimento do mesmo.
OBS: É importante que o acadêmico faça a conferência do ajuste da matrícula e tome conhecimento do resultado do seu pedido no SigmaWeb.
 

As disciplinas que fiz em outros cursos podem ser aproveitadas?

 
A validação de disciplinas é permitida e se dá através do preenchimento de uma solicitação feita à Chefia do seu Departamento, no período reservado para este fim, conforme o Calendário Acadêmico.
Será permitida a validação de uma disciplina quando o programa da disciplina cursada na Instituição de origem corresponder a, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo e da carga horária da disciplina que o aluno deve cumprir na UDESC (Resolução 014/2007 – CONSEPE).
O procedimento para a validação consiste no preenchimento de formulário próprio, ao qual deve ser anexado o histórico e o plano de ensino da respectiva disciplina a ser validada. O acadêmico deve aguardar o parecer da Chefia de Departamento.
 
 

Como atualizar meus dados de endereço e e-mail?

 
É de extrema importância que o acadêmico mantenha atualizado e correto seu cadastro com os dados pessoais no Sistema Acadêmico, pois as informações ali registradas serão usadas para contato com o acadêmico para assuntos de seu interesse. Para atualizar esta informação, acesse o sistema acadêmico (SigmaWeb), e entre na opção Atualiza Endereços.
 

Como acompanho as minhas notas durante o semestre?

 
Para verificar as notas e freqüências registradas no Sistema Acadêmico, acesse o sistema com a sua matrícula e clique na opção Resultados Semestrais de um Acadêmico.
 

Como posso obter um atestado de Freqüência?

 
Para solicitar o atestado de freqüência é necessário que o acadêmico entre em contato com a secretaria do Curso ou com a secretaria acadêmica.
 
FIQUE ATENTO PARA OS PRAZOS DE SOLICITAÇÃO/ENTREGA DE DOCUMENTOS.
O QUE ONDE PRAZO
Atestado de Matrícula e Freqüência Secretaria do Curso 2 dias úteis
Histórico Escolar Secretaria do Curso 2 dias úteis
Solicitação de trancamento de matrícula Secretaria do Curso Previsto no calendário acadêmico.
Cancelamento de matrícula Secretaria Acadêmica/Chapecó  
Solicitação de validação de disciplina Secretaria do Curso Previsto no calendário acadêmico. Primeiro dia letivo de cada semestre é o prazo final para esta solicitação
Ementas/Programa de disciplina Secretaria Acadêmica/Chapecó 5 dias úteis
 

Eu posso cursar disciplinas em outros Cursos da UDESC?

 
A Resolução nº 005/2009 – CONSEPE regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas na UDESC, sendo permitido aos acadêmicos da UDESC se matricular em qualquer disciplina de outros Cursos, desde que cumpram os requisitos exigidos. Os prazos estão no calendário acadêmico.
Para tanto o acadêmico deverá formalizar suas solicitação ao Chefe do Departamento responsável pelo Curso onde está a disciplina que pretende cursar. Por exemplo, se o acadêmico deseja fazer, de forma isolada, uma disciplina do Curso de Zootecnia, deverá encaminhar sua solicitação ao Chefe do Departamento de Zootecnia.
A solicitação do acadêmico será analisada então pelo Departamento, que verificará a disponibilidade de vaga para a disciplina solicitada e o cumprimento do(s) pré-requisito(s).
O acadêmico poderá cursar no máximo duas disciplinas na forma isolada por semestre.

O que são as Atividades Complementares?

 
As Atividades Complementares, regulamentadas pela Resolução nº 026/2012 – CONSEPE são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos, competências do aluno, inclusive adquiridas fora da universidade.
Para solicitar validação e devido registro no histórico escolar das atividades complementares o aluno deverá apresentar junto a secretaria do curso o requerimento anexando cópia do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões).
Conforme a Resolução CONSEPE 0026/2012, o aluno deverá apresentar os originais do(s) certificado(s) e/ou declaração(ões) quando da entrada do requerimento na Secretaria para que seja realizada a conferência da autenticidade dos documentos.
A entrega da solicitação de validação das Atividades Complementares na Secretaria de Ensino de Graduação deverá ocorrer no mínimo 30 dias antes da finalização do semestre letivo, conforme Calendário Acadêmico da UDESC.
 
A resolução completa de atividades complementares, bem como o formulário estão disponíveis na pagina do CEO – www.ceo.udesc.br – ensino – secretaria acadêmica -  legislação acadêmica
 

Quais os tipos de bolsas que a UDESC disponibiliza?

 
A UDESC disponibiliza os seguintes tipos de bolsas:
ü  Monitoria: tem como objetivoauxiliar professores em tarefas pedagógicas e científicas, inclusive na preparação de aulas, trabalhos didáticos e atendimento aos estudantes. Auxiliar os estudantes nos trabalhos práticos e experimentais da disciplina, constituindo um elo entre o professor e os estudantes;
ü  Iniciação Científica: tem como objetivo proporcionar ao estudante a oportunidade de realizar pesquisas;
ü  Extensão: tem por finalidade oportunizar ao estudante a realização de atividades junto à comunidade, contribuindo para uma efetiva ação transformadora da universidade e da sociedade, mediante interação recíproca entre professores, estudantes e membros da comunidade atingida;
ü  Apoio Discente: tem como objetivo proporcionar ao estudante a oportunidade do desempenho de atividade laboral, visando à incorporação de hábitos de trabalho intelectual e de melhor adaptação ao meio social. Os critérios para a seleção são o sócio-econômico, habilidades e disponibilidade de horário.
ü  PRAPE: tem como objetivo propiciar auxílio financeiro aos estudantes regularmente matriculados e/ou conveniados nos Cursos de Graduação, classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para a sua permanência na universidade, através do oferecimento de auxílio moradia e auxílio alimentação.
ü  PROME: tem como objetivo possibilitar que o estudantecurse um ou dois semestres em uma universidade estrangeira que possua convênio com a UDESC, através do oferecimento de bolsas de estudos, transporte e auxílio-manutenção.
Estas bolsas são remuneradas, sendo que as de Monitoria, Iniciação Científica e de Extensão cabe ao professor efetivo solicitar a participação do aluno. Todos os tipos de bolsas estão vinculadas a publicação de Editais.
Além das bolsas, que são remuneradas, o acadêmico pode atuar como voluntário na monitoria, iniciação científica ou extensão.
 

O que é Pesquisa?

 
A pesquisa tem comoobjetivo despertar a vocação cientifica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes de graduação da UDESC através de sua inserção em projetos de pesquisa científica, tecnológica ou artística-cultural sob a orientação de professor pesquisador qualificado.  A pesquisa permite a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, qualificando os estudantes para os programas de Pós-Graduação.
 
Para incentivar a participação de estudantes na Pesquisa, a UDESC possui o Programa Institucional de Iniciação Científica – PIC, que tem como objetivo a concessão de Bolsa de Iniciação Científica, auxílio financeiro aos acadêmicos de graduação por um período de doze meses que estejam participando de projetos de pesquisa.

 

O que é Extensão?

 
A extensão é entendida como um processo educativo, cultural e científico que viabiliza e propõe ações junto à sociedade e, nesta via de mão dupla, oportuniza um espaço de produção de novos saberes nas várias áreas de conhecimento, enquanto articulada com o ensino e a pesquisa, numa concepção transformadora e crítica.
A extensão na UDESC é instrumentalizadora de um processo dialético entre a teoria e a prática que possibilita o intercâmbio de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, sendo um trabalho curricular e interdisciplinar que tem por função produzir e sociabilizar o conhecimento pela inserção na realidade, facultando ao aluno uma vivência que complemente sua formação, articulando tempo acadêmico e vida.
Para incentivar a participação dos estudantes na Extensão, a UDESC possui um programa de bolsas de extensão, que tem como objetivo a concessão de um auxílio financeiro durante o período em que os acadêmicos estiverem atuando em ações de extensão.
 

O que é preciso para obter a diplomação?

 
Uma vez concluídos todos os créditos concernentes às disciplinas de todas as fases, com aprovação, e após a colação de Grau, os participantes do curso receberão da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC o Diploma de Conclusão do Curso e Histórico oficial.
Toda a Documentação necessária para a obtenção do diploma é a mesma entregue no momento da matrícula, que será conferida pela secretaria de ensino de graduação (secretaria acadêmica).
A emissão do Diploma é realizada pela secretaria de ensino de graduação, sendo necessário o registro do mesmo no setor de registro de diplomas (Reitoria) e obtidas as assinaturas do Reitor e Diretor Geral do Centro.
 

Quais os custos para a minha formatura?

 
A cerimônia de Outorga de Grau é de responsabilidade da UDESC, conforme determina a Resolução nº 145/2005 – CONSUNI. Diante disto, todo acadêmico tem direito a participação do cerimonial descrito na Resolução sem que seja necessário qualquer investimento financeiro.
No entanto, é importante destacar que qualquer outro recurso que os formandos queiram incrementar durante ou após a cerimônia fica sob sua responsabilidade. 
 
SECRETARIA DO CURSO DE ZOOTECNIA:
Rua Beloni Trombeta Zanin, 680-E. Bairro Santo Antônio. Chapecó – SC
Fone: (49) 2049-9553
Fone: (49) 2049-9548
E-mail: zoo.ceo@udesc.br
 
 
 
SECRETARIA ACADÊMICA:
Rua Beloni Trombeta Zanin, 680-E. Bairro Santo Antônio. Chapecó – SC CEP: 89815-630
Fone: (49) 2049-9553
E-mail: seceg.ceo@udesc.br
 
 
 
Pagina UDESC: www.udesc.br
 
 
Pagina CEO: www.ceo.udesc.br
 


 
Centro de Educação Superior do Oeste - CEO / Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630 / Telefone: (49) 2049 - 9524
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